Portal Destaque
menu
conteúdo principal

Notícias

05/04/2019

Secretário da Saúde explica projeto da Operação Inverno


"[...O projeto Inverno trabalhará diretamente com a população e atacando o problema de frente e de forma preventiva...]"


Com a chegada do inverno, o período de clima mais gelado passa a ser recorrente o que contribui para o aumento de casos de doenças respiratórias. Entre os diversos sintomas o mais comum é o ressecamento das mucosas, ocasionando tosse, cansaço, dores de cabeça, mal-estar, irritação na garganta, olhos, ouvidos e em alguns casos sangramento do nariz.
Em pessoas com doenças respiratórias alérgicas, como por exemplo rinite ou asma, pode haver uma piora de os sintomas devido aos agentes causadores da alergia ficarem mais tempo no ar. Para reduzir os efeitos causados pela umidade, a principal recomendação é a ingestão de água, cerca de dois litros ao dia no caso de adultos, além de cuidados com o ar frio. Outras medidas básicas como a utilização de soros fisiológicos nasais também auxiliam nos cuidados.
De acordo com o Secretário de Saúde, Andrei Casali, a secretaria passará a contar, a partir deste inverno, com um Programa de Vigilância (VIGIAR) que auxiliará no monitoramento dos períodos de maior incidência e também do clima, a iniciativa servirá como referência para criar ações preventivas. “A Vigilância em Saúde preventiva reitera a importância em se adotar as medidas de cuidado para amenizar as causas relacionadas ao ar frio. Além dessas ações, estamos constantemente monitorando as questões que envolvem riscos, em um trabalho conjunto com toda nossa equipe para que estejamos atentos a essas condições e assim orientar a população o quanto antes”, disse o secretário.
“É um período complicado, principalmente pela população estar mais exposta a baixas temperaturas em uma condição propícia a doenças respiratórias. Vamos desenvolver o projeto com o objetivo de amenizar e diminuir o número de pacientes com problemas de saúde relacionados ao inverno. O projeto Inverno trabalhará diretamente com a população e atacando o problema de frente e de forma preventiva, ou seja, prevenindo para dar qualidade de vida as pessoas, diminuindo a ocorrência das doenças”, reforça Andrei.
A Secretaria de saúde Antônio Prado reforça que os cuidados maiores são para a população mais vulnerável aos sintomas como idosos acima de 60 anos e crianças abaixo de cinco anos, e principalmente pessoas portadoras de doenças pulmonares como asma, fibrose pulmonar entre outras.


OUTRAS NOTÍCIAS
Aviso de Licitação
25-04-2024

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 031/2024 – OBJETO: <...

VER NOTÍCIA
Aviso de Licitação
25-04-2024

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 030/2024 – OBJETO: <...

VER NOTÍCIA
Foto Oficial
24-04-2024

Divulgação da ExpoAgro em Porto Alegre

No dia 23 de abril, uma comitiva representando a ExpoAgro Antô...

VER NOTÍCIA
WhatsApp Image 2024-04-24 at 10.47.18
24-04-2024

Confira a Programação Completa da ExpoAgro

VER NOTÍCIA
WhatsApp Image 2024-04-23 at 12.24.17
23-04-2024

FEIRÃO DE EMPREGOS

PROCURANDO UMA OPORTUNIDADE DE TRABALHO? SAIBA O QUE LEVAR NO FEIR&...

VER NOTÍCIA
Aviso de Licitação (1)
23-04-2024

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 029/2024 – OBJETO: Aquisi&cc...

VER NOTÍCIA
conteúdo rodapé
Horário de Atendimento: O funcionamento da Prefeitura Municipal de Antônio Prado é de Segunda à Sexta-feira na parte da manhã das 8h às 11:45 e das 13:15 às 17h.
Fale Conosco (54) 3293.5600
Ouvidoria Nossa prefeitura quer te ouvir!
Na Ouvidoria você pode deixar suas críticas e sugestões.
CLIQUE AQUI para acessar a área.
Brasão Antônio Prado Prefeitura Municipal de Antônio Prado
Rua Francisco Marcantônio, 57 - Antônio Prado - Rio Grande do Sul - CEP: 95250-000