Portal Destaque menu
conteúdo principal

Notícias

05/04/2019

Secretário da Saúde explica projeto da Operação Inverno


"[...O projeto Inverno trabalhará diretamente com a população e atacando o problema de frente e de forma preventiva...]"


Com a chegada do inverno, o período de clima mais gelado passa a ser recorrente o que contribui para o aumento de casos de doenças respiratórias. Entre os diversos sintomas o mais comum é o ressecamento das mucosas, ocasionando tosse, cansaço, dores de cabeça, mal-estar, irritação na garganta, olhos, ouvidos e em alguns casos sangramento do nariz.
Em pessoas com doenças respiratórias alérgicas, como por exemplo rinite ou asma, pode haver uma piora de os sintomas devido aos agentes causadores da alergia ficarem mais tempo no ar. Para reduzir os efeitos causados pela umidade, a principal recomendação é a ingestão de água, cerca de dois litros ao dia no caso de adultos, além de cuidados com o ar frio. Outras medidas básicas como a utilização de soros fisiológicos nasais também auxiliam nos cuidados.
De acordo com o Secretário de Saúde, Andrei Casali, a secretaria passará a contar, a partir deste inverno, com um Programa de Vigilância (VIGIAR) que auxiliará no monitoramento dos períodos de maior incidência e também do clima, a iniciativa servirá como referência para criar ações preventivas. “A Vigilância em Saúde preventiva reitera a importância em se adotar as medidas de cuidado para amenizar as causas relacionadas ao ar frio. Além dessas ações, estamos constantemente monitorando as questões que envolvem riscos, em um trabalho conjunto com toda nossa equipe para que estejamos atentos a essas condições e assim orientar a população o quanto antes”, disse o secretário.
“É um período complicado, principalmente pela população estar mais exposta a baixas temperaturas em uma condição propícia a doenças respiratórias. Vamos desenvolver o projeto com o objetivo de amenizar e diminuir o número de pacientes com problemas de saúde relacionados ao inverno. O projeto Inverno trabalhará diretamente com a população e atacando o problema de frente e de forma preventiva, ou seja, prevenindo para dar qualidade de vida as pessoas, diminuindo a ocorrência das doenças”, reforça Andrei.
A Secretaria de saúde Antônio Prado reforça que os cuidados maiores são para a população mais vulnerável aos sintomas como idosos acima de 60 anos e crianças abaixo de cinco anos, e principalmente pessoas portadoras de doenças pulmonares como asma, fibrose pulmonar entre outras.


OUTRAS NOTÍCIAS
Cópia de vacinação (3)
30-04-2025

Prefeitura realiza Dia D de vacinação contra a gripe no sábado, 10 de maio

A Prefeitura de Antônio Prado, por meio da Secretaria Municip...

VER NOTÍCIA
28-04-2025

"Turismo em foco: Prefeitura de Antônio Prado realiza visita técnica em Pomerode"

Nesta segunda-feira (28), o prefeito Roberto José Dalle Moll...

VER NOTÍCIA
1
24-04-2025

Matéria: Palestra Comemora os 130 Anos do Cooperativismo e Potencializa Jovens para um Mundo Mais Sustentável

Antônio Prado, 24 de abril de 2025 – E...

VER NOTÍCIA
24-04-2025

Reconhecimento aos Servidores Aposentados de Antônio Prado

Na manhã desta quarta-feira (24), o Espaço Cultura fo...

VER NOTÍCIA
site Processo Seletivo Vaga de Emprego Corporativo Moderno Azul e Amarelo Post do Instagram (5)
22-04-2025

Páscoa é Celebrada com Alegria nas Escolas Municipais.

Durante toda a semana, a magia da Páscoa tomou conta das esc...

VER NOTÍCIA
WhatsApp Image 2025-04-22 at 10.52.42
22-04-2025

Antônio Prado celebra a Semana Santa com fé, tradição e recorde de público A encenação da Via Sacra nas Escadarias da Fé emocionou moradores e turistas

Mais de 3 mil pessoas participaram das c...

VER NOTÍCIA