menu
O prefeito Roberto Dalle Molle e a representante da Prefeitura de Monselice, Elisabetta Volpito, assinaram nesta quarta-feira (05/11) um acordo histórico entre as cidades irmãs, por meio de um gemellaggio. O ato aconteceu no Espaço Cultura Princesa Érica Carlesso Forlin, em Antônio Prado.
O tratado simboliza a união entre as duas comunidades e celebra os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos ao estado, marco que deu origem à colonização da Serra Gaúcha e moldou a identidade cultural de Antônio Prado — reconhecida como “a Cidade Mais Italiana do Brasil”.
A primeira etapa do tratado ocorreu em 20 de maio deste ano, em Monselice, comuna localizada na província de Pádua, região do Vêneto, na Itália. O acordo de gemellaggio busca ampliar a cooperação entre os municípios por meio de intercâmbios culturais, turísticos e econômicos, incentivando o compartilhamento de experiências e o fortalecimento das raízes que unem as duas localidades.
Para o prefeito Roberto Dalle Molle, o momento representa a celebração da história e a abertura de novas possibilidades. “Monselice, assim como Antônio Prado, preserva com orgulho sua herança. Juntos, vamos criar oportunidades que beneficiem nossas comunidades e mantenham viva a chama da imigração que nos construiu. Agora, a reciprocidade se concretiza em solo gaúcho, reafirmando os laços históricos e o compromisso com o futuro”, destacou.
De acordo com a representante da Prefeitura de Monselice, Elisabetta Volpito, assim como aconteceu na Itália, quando lideranças das duas cidades se encontraram pela primeira vez, hoje celebramos algo maior — um gesto que une histórias, famílias e gerações. “Quero agradecer a todos que ajudaram a construir essa ponte entre povos, tornando possível o gemellaggio entre Monselice e Antônio Prado. Este é um ato institucional símbolo de afeto que representa o compromisso das comunidades e o desejo comum de promover a paz, o diálogo e o desenvolvimento.”
Também participaram da solenidade o vice-prefeito Elias Zulian, o presidente da Câmara de Vereadores de Antônio Prado, Maicon Soso, o presidente do Comitê de Serviços do Lions de Monselice, coordenador do projeto de construção do monumento dedicado à imigração no Rio Grande do Sul e membro da Sociedade Mútuo Socorro de Monselice, Lucio Merlin; a representante do Lions Club e da Sociedade Mútuo Socorro de Monselice, Rosella Baratto; a vereadora de Monselice, Giulia Rosina; membro da Sociedade Mútuo Socorro de Monselice, Antonio Baldon e Anna Rosa Favaro; a vereadora de Rotzo, Loretta Slaviero Tondello e a representante de Rotzo, Anna Slaviero; o escritor, produtor de documentários e membro do Clube Vacamora, Gaetano Dal Santo; o presidente do Círculo Cultural Ítalo-Brasileiro de Antônio Prado, José Panisson; o coordenador do Projeto Memória e presidente da Agência de Desenvolvimento do Patrimônio Cultural e Natural de Antônio Prado, Fernando Roveda, representantes do Filó, Secretários Municipais e demais autoridades.
Atualmente, Antônio Prado já possui gemellaggio com Cavaion Veronese, localizada na província de Verona, e Rotzo, uma comuna italiana da região do Vêneto, província de Vicenza.
Crédito: Maicon Hinrichsen
O Interact Club de Antônio Prado conquistou ... VER NOTÍCIA
O encontro, ministrado pelo consultor do Sebrae Nacional, Maur&... VER NOTÍCIA
Imersão voltada à qualificação prof... VER NOTÍCIA
Cidade foi selecionada entre mais de 270 candidaturas de 65 pa&... VER NOTÍCIA
Antônio Prado já tem data marcada para uma nova ce... VER NOTÍCIA
O Programa de Turismo Rural realizou nesta semana seu segundo e... VER NOTÍCIA