Portal Destaque menu
conteúdo principal

Notícias

13/07/2020
Secretaria de Assistência Social e Cidadania

30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente



30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
ECA – Lei 8.069/1990

Este ano o Estatuto da Criança e do Adolescente completa 30 anos, criado no dia 13 de julho de 1990 pela Lei 8.069. Foi criado para garantir que crianças e adolescentes sejam vistos sob nova perspectiva como, “sujeitos de direitos” e para garantir a proteção integral a todas as pessoas entre 0 a 18 anos incompletos. Entretanto, a vigência do ECA não garantiu que todos os direitos fossem cumpridos. Avanços ocorreram de modo gradativo e contínuo, mas ainda hoje enfrentamos desafios para fazer cumprir o que está previsto no ECA em sua integralidade.

Precisamos garantir que o Estatuto se torne realidade à todas as crianças e adolescentes a partir de políticas públicas fortes e bem estruturadas para atendimentos de suas necessidades.
O ECA é modelo mundial de lei, pois prevê praticamente todos os direitos que garantem o desenvolvimento integral da criança e do adolescente. O maior desafio consiste em garantir que estes direitos à vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade, convivência familiar e comunitária, saiam do papel e de fato sejam aplicados cotidianamente.

Também lembramos que os Conselhos Tutelares têm importante atuação na garantia de zelar pelos direitos, mas é dever da família, comunidade, sociedade e poder público assegurar com absoluta prioridade a efetivação destes, para o bem viver e conviver da criança e do adolescente.


OUTRAS NOTÍCIAS
site site site (2)
26-01-2026

Secretaria de Turismo divulga Antônio Prado em Xangri-Lá

A participação nessas ações integra...

VER NOTÍCIA
site site site (1)
26-01-2026

Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Antônio Prado tem rodada de abertura com jogos equilibrados

O Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Antônio Prado t...

VER NOTÍCIA
WhatsApp Image 2026-01-16 at 13.53.41
16-01-2026

PREFEITURA NOTIFICA CORSAN DEVIDO A PROBLEMAS EM OBRAS DE REPAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS

O Município de Antônio Prado notificou formalmente a C...

VER NOTÍCIA
WhatsApp Image 2026-01-16 at 14.02.07
16-01-2026

Prefeitura avança em melhorias na infraestrutura do cemitério municipal

A Prefeitura de Antônio Prado está realizando ...

VER NOTÍCIA
site site site
15-01-2026

Visita técnica da Defesa Civil Estadual em Antônio Prado

No dia 14 de janeiro de 2026, a Casa Milit...

VER NOTÍCIA
Cópia de site Processo Seletivo Vaga de Emprego Corporativo Moderno Azul e Amarelo Post do Instagram (59)
12-01-2026

📚 MATRÍCULAS ABERTAS – EJA 2026

Quer concluir seus estudos? Esta é a sua oportunidade!

VER NOTÍCIA

conteúdo rodapé
Horário de Atendimento: O funcionamento da Prefeitura Municipal de Antônio Prado é de Segunda à Sexta-feira na parte da manhã das 8h às 11:45 e das 13:15 às 17h.
Fale Conosco (54) 3293.5600
Ouvidoria Nossa prefeitura quer te ouvir!
Na Ouvidoria você pode deixar suas críticas e sugestões.
CLIQUE AQUI para acessar a área.
Dados atualizados em: 26/01/2026
Brasão Antônio Prado Prefeitura Municipal de Antônio Prado
Rua Francisco Marcantônio, 57 - Antônio Prado - Rio Grande do Sul - CEP: 95250-000