Portal Destaque menu
conteúdo principal

Notícias

16/04/2020
Gabinete do Prefeito

Juarez Santinon se posiciona sobre o novo Decreto do Estado



Foi com indignação que o chefe do executivo municipal de Antônio Prado recebeu o conteúdo do novo decreto do Governo do Estado após o encerramento da coletiva de imprensa, na tarde desta quarta-feira (15.04), quando o governador Eduardo Leite anunciou a prorrogação do decreto que restringe o funcionamento do comércio até o dia 30 de abril. A medida vale apenas para as regiões metropolitanas de Porto Alegre e Serra, afetando 47 municípios gaúchos ao todo. Após o comunicado de Leite, os prefeitos da região da Serra e da Região Metropolitana realizaram uma reunião por videoconferência que se estendeu até as 21H e só terminou após a confirmação de que o Governador ouvirá as demandas da Serra Gaúcha às 8 horas de quinta-feira (16.04). Juarez Santinon informou que ficou estabelecido na reunião dos prefeitos que os representantes dos municípios da Serra não admitem um tratamento diferenciado em relação às demais regiões do Estado.

“Entendo que devemos tomar medidas, porém, quem faz a economia girar e paga as contas são os setores produtivos. Essa distinção de atividades com os municípios da serra é injusto, tendo em vista a importância econômica na geração de emprego e renda que todo o contexto possui. Acho incoerente a abertura de algumas atividades e outras não. Nosso comércio já sentiu muito o impacto da crise e é preciso essa retomada gradual, seguindo alguns protocolos de segurança. Nós vamos brigar por uma situação igualitária, não somos melhores e nem temos essa pretensão, mas não somos diferentes e nada aqui veio de graça. Temos prestação de serviços e um comércio forte, uma agricultura única e um setor industrial que nos orgulha muito. Tudo isso é fruto de muito trabalho e precisa ser respeitado”, conclui o Prefeito.

Com a decisão de Leite, nas regiões metropolitanas de Porto Alegre e Caxias do Sul, estão autorizados apenas o funcionamento de serviços considerados essenciais. Conforme o decreto, o comércio em geral segue fechado nessas duas regiões do Estado, apesar da pressão de entidades empresariais que alertam para os riscos econômicos.

As restrições impossibilitam prefeituras a emitirem decretos diferentes do governo do Estado atingem os municípios da Região Metropolitana da Serra Gaúcha, tais como:

- Antônio Prado
- Bento Gonçalves
- Carlos Barbosa
- Caxias do Sul
- Farroupilha
- Flores da Cunha
- Garibaldi
- Ipê
- Monte Belo do Sul
- Nova Pádua
- Pinto Bandeira
- São Marcos
- Santa Teresa
- Nova Roma do Sul


OUTRAS NOTÍCIAS
Imagem do WhatsApp de 2025-11-07 à(s) 15.45.44_cb4688d3
07-11-2025

Confira os contemplados no Programa Operação Terra Forte no município de Antônio Prado

O Conselho Municipal de Desenvolvimento ...

VER NOTÍCIA
Assinatura Gemellaggio_Fotos Maicon Hinrichsen-78
06-11-2025

Antônio Prado e Monselice selam acordo de cidades-irmãs em cerimônia histórica no RS Solenidade de gemellaggio com a cidade italiana aconteceu nesta quarta-feira (05/11)

O prefeito Roberto Dalle Molle e a representante da Prefeitura de M...

VER NOTÍCIA
WhatsApp Image 2025-10-28 at 07.37.16
29-10-2025

Jovens pradenses conquistam 2º lugar nacional com o projeto “A Magia do Sonhar”

O Interact Club de Antônio Prado conquistou ...

VER NOTÍCIA
23-10-2025

Secretários municipais participam de oficina sobre ODS e ESG na Gestão Municipal

O encontro, ministrado pelo consultor do Sebrae Nacional, Maur&...

VER NOTÍCIA
20-10-2025

Saída Técnica a Urubici encerra a Semana Municipal do Turismo em Antônio Prado

Imersão voltada à qualificação prof...

VER NOTÍCIA
17-10-2025

Antônio Prado é reconhecido pela ONU como uma das Melhores Vilas Turísticas do Mundo

Cidade foi selecionada entre mais de 270 candidaturas de 65 pa&...

VER NOTÍCIA
conteúdo rodapé
Horário de Atendimento: O funcionamento da Prefeitura Municipal de Antônio Prado é de Segunda à Sexta-feira na parte da manhã das 8h às 11:45 e das 13:15 às 17h.
Fale Conosco (54) 3293.5600
Ouvidoria Nossa prefeitura quer te ouvir!
Na Ouvidoria você pode deixar suas críticas e sugestões.
CLIQUE AQUI para acessar a área.
Dados atualizados em: 10/11/2025
Brasão Antônio Prado Prefeitura Municipal de Antônio Prado
Rua Francisco Marcantônio, 57 - Antônio Prado - Rio Grande do Sul - CEP: 95250-000