Portal Destaque menu
conteúdo principal

Notícias

27/01/2026
Secretaria de Saúde

Tecnologia usada em Antônio Prado no combate à dengue é apresentada na Itália e reforça parceria internacional



O trabalho desenvolvido em Antônio Prado no combate à dengue vem ganhando reconhecimento além das fronteiras do país. Em dezembro, o coronel João Ignacio, responsável pela implantação e acompanhamento das Estações Disseminadoras de Larvicida (EDL) no município, esteve na Itália, na comuna de Monselice, onde apresentou a metodologia utilizada em Antônio Prado às autoridades locais.

Monselice é uma das comunas italianas que mantém gemellaggio com Antônio Prado. O encontro foi articulado com apoio do prefeito Roberto José Dalle Molle, da chefe de gabinete Tatiane Martello e de Fernando Roveda, fortalecendo a cooperação entre as cidades. Na ocasião, o coronel João Ignacio apresentou à prefeita Giorgia e à representante Elisabetta — que participaram da assinatura do gemellaggio em Antônio Prado — os resultados obtidos com o uso da tecnologia no controle do mosquito Aedes aegypti.

A apresentação foi muito bem recebida pelas autoridades italianas, que demonstraram interesse na experiência adotada em Antônio Prado. Inclusive, foi sugerida a possibilidade de o trabalho ser apresentado em nível nacional, junto ao equivalente ao Ministério da Saúde da Itália, abrindo caminho para uma futura troca e transferência de tecnologia por meio do gemellaggio.

Em reunião recente com o prefeito, a chefe de gabinete e Fernando Roveda, o coronel João Ignacio também destacou os resultados positivos já percebidos no município. Com a terceira substituição dos refis das Estações Disseminadoras de Larvicida, moradores e comerciantes relataram uma redução significativa da população de mosquitos em diversas regiões da cidade.

Além da diminuição perceptível do mosquito, cresce o interesse da comunidade em compreender como funciona a tecnologia. Pessoas que recebem as EDL em suas residências e estabelecimentos demonstram satisfação com os resultados e curiosidade em aprender mais sobre o método, reconhecendo a eficiência do trabalho realizado em Antônio Prado.

A Administração Municipal segue acompanhando e apoiando o planejamento da evolução das ações de combate à dengue, bem como o fortalecimento do gemellaggio com as comunas italianas, ampliando a troca de experiências e soluções inovadoras em saúde pública.


OUTRAS NOTÍCIAS
18-02-2026

Antônio Prado conquista Selo Prata do Ministério da Educação

A certificação reconhec...

VER NOTÍCIA
site site site (9)
12-02-2026

Antônio Prado encerra semana comemorativa dos 127 anos com programação especial na Praça Garibaldi

A semana de comemorações pelos 127 anos de An...

VER NOTÍCIA
09-02-2026

Antônio Prado celebra 127 anos com programação cultural na Praça Garibaldi

 

Ontem, domingo, 08 de fevereiro, a Pr...

VER NOTÍCIA
site site site (7)
04-02-2026

Município de Antônio Prado recebe veículo da Operação Terra Forte

Antônio Prado recebeu um novo veículo...

VER NOTÍCIA
site site site (6)
04-02-2026

Prefeitura realiza visita técnica a novo empreendimento turístico em Antônio Prado

O prefeito Roberto José Dalle Molle, acompa...

VER NOTÍCIA
fe2f30bfc45cf7c233a80fae0943b29a
29-01-2026

Pré-Concurso das Soberanas 2026 retoma atividades com qualificação sobre turismo

A retomada das atividades marca mais uma etapa do Pré-Co...

VER NOTÍCIA
conteúdo rodapé
Horário de Atendimento: O funcionamento da Prefeitura Municipal de Antônio Prado é de Segunda à Sexta-feira na parte da manhã das 8h às 11:45 e das 13:15 às 17h.
Fale Conosco (54) 3293.5600
Ouvidoria Nossa prefeitura quer te ouvir!
Na Ouvidoria você pode deixar suas críticas e sugestões.
CLIQUE AQUI para acessar a área.
Dados atualizados em: 18/02/2026
Brasão Antônio Prado Prefeitura Municipal de Antônio Prado
Rua Francisco Marcantônio, 57 - Antônio Prado - Rio Grande do Sul - CEP: 95250-000