menu
O município de Antônio Prado passou a contar, desde o dia 18 de dezembro, com uma estação hidrometeorológica, integrando a rede estadual de monitoramento que prevê a instalação de 130 estações em todo o Rio Grande do Sul. A iniciativa representa um avanço importante na prevenção e resposta a eventos climáticos extremos, como chuvas intensas, enchentes e ventos fortes.
Nesta semana, foi iniciada a fase operacional de definição exata dos pontos de instalação das estações, etapa conhecida como microlocalização. Nessa fase, os locais previamente mapeados recebem a definição precisa de onde os equipamentos serão posicionados, garantindo maior eficiência na coleta de dados.
O serviço é executado pela empresa MKS Desenvolvimento de Sistemas, responsável pela implantação e operação das estações. Os equipamentos contam com sensores para monitoramento do nível dos rios e da precipitação, além de estações meteorológicas que medem velocidade e direção do vento, umidade, pressão atmosférica e temperatura. Do total de estações previstas no Estado, 17 realizam também a leitura de dados meteorológicos completos.
O processo de contratação teve início em setembro de 2024 e marca um avanço significativo na capacidade do Estado e dos municípios de antecipar riscos e agir de forma preventiva. Com dados coletados em tempo real, será possível aprimorar a tomada de decisões, otimizar a alocação de recursos e fortalecer as ações de proteção e socorro à população.
Segundo o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, o investimento demonstra o comprometimento do Rio Grande do Sul com a segurança da população. “Ao fortalecer essa rede de monitoramento e alerta, o Estado aumenta sua resiliência, protege vidas e garante a continuidade dos serviços essenciais, preparando-se melhor para os desafios climáticos”, destacou.
A instalação da estação em Antônio Prado integra o eixo de infraestrutura da Política Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres e faz parte das ações do Plano Rio Grande, programa voltado à reconstrução, adaptação e resiliência climática no Estado.
Com essa iniciativa, Antônio Prado dá mais um passo importante no fortalecimento da Defesa Civil, ampliando a capacidade de monitoramento, prevenção e proteção da comunidade frente a eventos climáticos adversos.
A Prefeitura de Antônio Prado realizou uma reunião ins... VER NOTÍCIA
Nostro Natale 2025 segue com uma programação dive... VER NOTÍCIA
Venha curtir um final de semana cheio de atrações e m... VER NOTÍCIA
Antônio Prado, conhecida como a Cidade Mais Italiana ... VER NOTÍCIA
O show Opus Dei chega para iluminar ainda mais a programaç&a... VER NOTÍCIA
Prepare-se para dias cheios de encanto, sabores, artesanato e muita... VER NOTÍCIA