Portal Destaque
menu
conteúdo principal

Notícias

21/08/2023

CAPELAS DO INTERIOR DO MUNICÍPIO INCICIAM ADEQUAÇÃO À LEGISLAÇÃO FEDERAL E ADEREM AO TRATAMENTO DE ÁGUA



CAPELAS DO INTERIOR DO MUNICÍPIO COM SOLUÇÃO ALTERNATIVA COLETIVA DE ABASTECIMENTO (SAC), INCICIAM ADEQUAÇÃO À LEGISLAÇÃO FEDERAL E ADEREM AO TRATAMENTO DE ÁGUA

A água é um dos elementos da natureza essenciais à vida, devendo ser tratada para consumo humano.Um cuidado que visa à desinfecção da água para torná-la potável para o consumo, evitando a proliferação de bactérias, contaminação e doenças.

A Portaria GM/MS Nº 888, de 4 demaio de 2021dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Nesta legislação entra as SAC - Solução Alternativa Coletiva de abastecimento de água para consumo humano.

Visando a saúde da população em geral, uma das ações da Secretaria Municipal da Saúde foi reunir os responsáveis dos SAC – Sistema Alternativo Coletivo dos poços artesianos que abastecem as comunidades do interior.

Além da legislação em vigor a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde orientou e cobrou ações mais rígidas quanto ao tratamento destas águas, que segundo as coletas do programa VIGIÁGUA, tem apontado vários problemas de contaminação.

As reuniões realizadas contaram com a presença dos técnicos da Coordenadoria Estadual de Saúde e de um do técnico de uma empresa especializada, para explicar como funciona o tratamento da água esclarecendo dúvidas. Ocorreu também, a pedido, reunião com o técnico da Secretaria da Saúde para repassar informações e esclarecer dúvidas dos usuários de água dos poços comunitários.

No dia15 de agosto de 2023 foram instalados três aparelhos para o tratamento, sendo eles nas Capelas: Nossa Senhora da Saúde (Rio da Prata), Nossa Senhora do Caravagio na Linha Almeida e na Capela Montebérico Linha 21 de Abril.

Reforçamos a importância e cumprimento da lei sobre o tratamento da água dos poços comunitários - SAC.

O processo de tratamento de água evita contaminações e transmissão de doenças.


OUTRAS NOTÍCIAS
Foto Oficial
05-12-2023

FESTA NACIONAL DA UVA

FESTA NACIONAL DA UVA

Na manhã desta terça-feir...

VER NOTÍCIA
Aviso de Licitação (1)
05-12-2023

AVISO DE LICITAÇÃO

TOMADA DE PREÇOS Nº 006/2023– OBJETO: Contrata&cc...

VER NOTÍCIA
Aviso de Licitação
05-12-2023

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 107/2023 – OBJETO: Contrata&...

VER NOTÍCIA
Foto Oficial
05-12-2023

DEFESA CIVIL

DEFESA CIVIL

Na tarde desta segunda-feira, dia 4 de dezembro,...

VER NOTÍCIA
Campeonato municipal INVERNO
04-12-2023

NATAL NO BECO!

VER NOTÍCIA
Foto Oficial (6)
04-12-2023

Passeio no Canto do Encantador

Na tarde da quinta-feira, 30/11, os integrantes do Grupo “Tur...

VER NOTÍCIA