Portal Destaque menu
conteúdo principal

Notícias

21/08/2023

CAPELAS DO INTERIOR DO MUNICÍPIO INCICIAM ADEQUAÇÃO À LEGISLAÇÃO FEDERAL E ADEREM AO TRATAMENTO DE ÁGUA



CAPELAS DO INTERIOR DO MUNICÍPIO COM SOLUÇÃO ALTERNATIVA COLETIVA DE ABASTECIMENTO (SAC), INCICIAM ADEQUAÇÃO À LEGISLAÇÃO FEDERAL E ADEREM AO TRATAMENTO DE ÁGUA

A água é um dos elementos da natureza essenciais à vida, devendo ser tratada para consumo humano.Um cuidado que visa à desinfecção da água para torná-la potável para o consumo, evitando a proliferação de bactérias, contaminação e doenças.

A Portaria GM/MS Nº 888, de 4 demaio de 2021dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Nesta legislação entra as SAC - Solução Alternativa Coletiva de abastecimento de água para consumo humano.

Visando a saúde da população em geral, uma das ações da Secretaria Municipal da Saúde foi reunir os responsáveis dos SAC – Sistema Alternativo Coletivo dos poços artesianos que abastecem as comunidades do interior.

Além da legislação em vigor a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde orientou e cobrou ações mais rígidas quanto ao tratamento destas águas, que segundo as coletas do programa VIGIÁGUA, tem apontado vários problemas de contaminação.

As reuniões realizadas contaram com a presença dos técnicos da Coordenadoria Estadual de Saúde e de um do técnico de uma empresa especializada, para explicar como funciona o tratamento da água esclarecendo dúvidas. Ocorreu também, a pedido, reunião com o técnico da Secretaria da Saúde para repassar informações e esclarecer dúvidas dos usuários de água dos poços comunitários.

No dia15 de agosto de 2023 foram instalados três aparelhos para o tratamento, sendo eles nas Capelas: Nossa Senhora da Saúde (Rio da Prata), Nossa Senhora do Caravagio na Linha Almeida e na Capela Montebérico Linha 21 de Abril.

Reforçamos a importância e cumprimento da lei sobre o tratamento da água dos poços comunitários - SAC.

O processo de tratamento de água evita contaminações e transmissão de doenças.


OUTRAS NOTÍCIAS
16-07-2026

SEU RESTAURANTE VENDE, MAS O RESULTADO NÃO APARECE?

Empreendedores do setor de alimentação têm um e...

VER NOTÍCIA
16-07-2026

PREFEITURA FIRMA TERMO DE FOMENTO COM A PATRE

A Administração Municipal de Antônio Prado firm...

VER NOTÍCIA
16-07-2026

📢 AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL PARA SERVIÇOS DE MANUTEN&Cc...

VER NOTÍCIA
16-07-2026

🥌 CAMPEONATO MUNICIPAL DE BOCHAS 2026 – TRIO

A 3ª rodada do Campeonato Municipal de Bochas...

VER NOTÍCIA
14-07-2026

📢 AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO PARA CONTRATAÇÃ...

VER NOTÍCIA
08-07-2026

MEI, VOCÊ SABE QUANDO PRECISA EMITIR NOTA FISCAL?

 

Evite perder vendas por falta de informaç&atild...

VER NOTÍCIA
conteúdo rodapé
Horário de Atendimento: O funcionamento da Prefeitura Municipal de Antônio Prado é de Segunda à Sexta-feira na parte da manhã das 8h às 11:45 e das 13:15 às 17h.
Fale Conosco (54) 3293.5600
Ouvidoria Nossa prefeitura quer te ouvir!
Na Ouvidoria você pode deixar suas críticas e sugestões.
CLIQUE AQUI para acessar a área.
Dados atualizados em: 17/07/2026
Brasão Antônio Prado Prefeitura Municipal de Antônio Prado
Rua Francisco Marcantônio, 57 - Antônio Prado - Rio Grande do Sul - CEP: 95250-000