Portal Destaque
menu
conteúdo principal

Notícias

01/05/2023

Nota de esclarecimento



A dificuldade de conseguir leitos de UTI e de internação para casos de alta complexidade é um drama que vem se intensificando nos municípios da Serra Gaúcha, especialmente para pacientes da Oncologia, Cardiologia e Neurologia. Ainda que a regulação desses leitos seja exclusiva do Estado e responsabilidade também da União, as secretarias municipais de Saúde penam na busca por leitos para pacientes críticos, muitas vezes sem sequer obter uma resposta. Esse tema vem sendo debatido exaustivamente por gestores públicos municipais que vivenciam junto com as famílias a triste situação.

Na última semana, a Secretaria de Saúde de Antônio Prado, após diversos contatos com a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, acionou diretamente nove hospitais em busca de uma vaga para uma paciente cardiológica, internada na Sociedade Hospitalar São José, que necessitava transferência com urgência para Unidade de Terapia Intensiva. Mesmo com medida judicial determinando a destinação de um leito à paciente e, diante da indisponibilidade de vaga pelo Estado, a Prefeitura de Antônio Prado comprou um leito privado no Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul, para garantir o atendimento. Na última quarta-feira (26), ela foi transferida. Como o caso requeria uma ambulância especializada, a prefeitura acionou a empresa Resgate Sul, reconhecida por seus serviços na região e que possui contrato de licitação com o município desde outubro de 2022.

No momento da transferência, conforme comunicado pelo Hospital São José, ocorreu uma queda da paciente dentro do quarto, que teria batido a cabeça na cama por um problema na fixação da maca. Segundo relatos dos familiares, ela teria deixado a instituição lúcida e também chegado ao Hospital Virvi Ramos conversando normalmente. A paciente teria precisado de atendimento neurológico na chegada a Caxias do Sul. Ela foi a óbito no último sábado.

A Prefeitura de Antônio Prado lamenta profundamente a morte da paciente e se coloca à disposição dos familiares. A Secretaria Municipal de Saúde está apurando os fatos e se houve falha ou negligência no atendimento e transporte, tanto por parte da Sociedade Hospitalar São José, entidade filantrópica independente que possui contrato com a prefeitura, bem como da empresa terceirizada responsável pelo transporte.

Essa disputa, que se dá cada vez mais via judicial, por leitos de UTI e alta complexidade, é acompanhada por uma série de outros desafios, como o atendimento ágil, com o tratamento com maiores chances de sucesso, bem como o transporte no tempo e da forma adequada. A Prefeitura de Antônio Prado não mede esforços para continuar sua batalha pelo digno atendimento à população que sofre por problemas de gestão na regulação e insuficiência de vagas em instituições de saúde de alta complexidade. Ao mesmo tempo, que se coloca à disposição do Governo do Estado para uma construção responsável de melhores alternativas.


OUTRAS NOTÍCIAS
F5AE7763-4313-4894-8069-B4DC7FF78933
20-02-2024

COMBATE À DENGUE

O melhor caminho é a prevenção.

Fa&ccedi...

VER NOTÍCIA
Post para instagram estamos contratando digital ilustrado colorido
20-02-2024

CONSELHO ESTÁ EM FORMAÇÃO

VER NOTÍCIA
Foto Oficial (5)
16-02-2024

ANTÔNIO PRADO 125 ANOS

Neste domingo (11), Antônio Prado completou 125 anos e comemo...

VER NOTÍCIA
Aviso de Licitação
15-02-2024

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 003/2024 – OBJETO: <...

VER NOTÍCIA
Post De Instagram Pratique Atividade Física Azul (2)
14-02-2024

Caminhada Verão em Antônio Prado

Venha fazer parte da Caminhada Verão em Antônio Prado!...

VER NOTÍCIA
Verão AP - Programação
14-02-2024

Verão em Antônio Prado

VER NOTÍCIA