Portal Destaque menu
conteúdo principal

Notícias

29/03/2023
Saúde

Síndrome Mão-Pé-Boca



A Secretaria Municipal de Saúde alerta para o aumento de casos da Síndrome Mão-Pé-Boca em Antônio Prado.
A SMS fez contato com as Secretaria Municipal da Educação, a qual também está monitorando o crescente número de casos nas escolas. A SMS está fazendo contato e orientando sobre questões importantes referente a doença nas escolas também.
A síndrome (ou doença) mão-pé-boca é uma infecção viral contagiosa, causada por um Enterovirus (Coxsackie A16), que acomete principalmente crianças com menos de 5 anos de idade, embora possa afetar adultos.

São sinais característicos da doença mão-pé-boca:

• febre nos dias que antecedem o surgimento das lesões;
• aparecimento na boca, amídalas e faringe de manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas no centro que podem evoluir para ulcerações muito dolorosas;
• erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que pode ocorrer também nas nádegas e na região genital.

A transmissão se dá pela via oral ou fecal, através do contato direto com secreções de via respiratória (saliva), feridas que se formam nas mãos e pés e pelo contato com as fezes de pessoas infectadas ou então através de alimentos e de objetos contaminados.

Na maioria dos casos, a doença evolui de forma benigna, com cura espontânea após 7 a 10 dias, sendo pouco frequentes as complicações. É comum que a criança também sofra de dores de cabeça e acentuada inapetência.

Não há tratamento específico. Em geral, como ocorre com outras infecções por vírus, ela regride espontaneamente depois de alguns dias. Por isso, na maior parte dos casos, o tratamento é sintomático.

Não existe vacina para este tipo de doença, por isso medidas de prevenção, principalmente de higiene pessoal, higiene no manuseio e preparo de alimentos e com objetos de uso comum entre as crianças são indispensáveis no controle dessa doença.

Medidas de prevenção e interrupção da cadeia de transmissão são importantes na Síndrome Mão-Pé-Boca:

· As crianças e adultos que estiverem com sinais e/ou sintomas de SMPB não deverão frequentar escolas ou creches até recomendação médica para o retorno;

· Lavar as mãos frequentemente com sabão e água, especialmente depois de trocar fraldas e usar o banheiro;

· Limpar e desinfetar superfícies tocadas com frequência e itens sujos, incluindo brinquedos;

· Evitar contato próximo, como beijar, abraçar ou compartilhar utensílios ou xícaras com pessoas com o vírus de mãos, pés e boca;

· Todo o caso de SMPB deve ser encaminhado ao serviço de saúde para diagnóstico e orientações, quanto ao tratamento e controle; 


OUTRAS NOTÍCIAS
WhatsApp Image 2024-05-29 at 10.51.52
29-05-2024

AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO

A Prefeitura de Antônio Prado comunica às famíl...

VER NOTÍCIA
WhatsApp Image 2024-05-29 at 09.33.36
29-05-2024

Cobertura Vacinal Antônio Prado!

VER NOTÍCIA
Post do Instagram Comunicado Minimalista Azul
29-05-2024

Atenção!

VER NOTÍCIA
Foto Oficial (1)
29-05-2024

NOVA RETROESCAVADEIRA

Na manhã desta terça-feira, 28 de maio, a Prefeitura ...

VER NOTÍCIA
WhatsApp Image 2024-05-28 at 10.00.49
28-05-2024

NOVAS ORIENTAÇÕES PARA VACINAÇÃO CONTRA COVID 19

VER NOTÍCIA
Aviso de Licitação
28-05-2024

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 004/2024 – OBJETO: Con...

VER NOTÍCIA