Portal Destaque menu
conteúdo principal

Notícias

07/10/2021
Secretaria do Turismo

Museu Padre Schio comemora aniversário de 117 anos da “Neni”


Joana Magdalena Bocchese se tornou a proprietária da casa mais conhecida do município, que atualmente abriga o museu


Nesta quinta-feira (07), o município de Antônio Prado recorda-se de uma das suas grandes figuras históricas, que de tão popular, cedeu seu apelido para virar nome da mais famosa casa tombada, a Casa da “Neni”.

A definição veio através do Padre Schio que, ao término das celebrações, anunciava aos fiéis as “novidades” que poderiam ser encontradas no comércio comandado por Neni, como terços e imagens de santos.

Joana Magdalena Bocchese nasceu em 07 de outubro de 1904, filha de Antônio Bocchese e Maria Marin Bocchese. Uma curiosidade é que seu nome, “Joana Magdalena”, surgiu como uma junção entre o nome de sua avó materna, “Joana” e sua tia paterna, “Magdalena”. Porém, o nome que ficou gravado através das gerações é, inegavelmente, “Neni”. E ele surgiu justamente para diferenciá-la da avó e da tia.

A ligação com a casa inicia após o falecimento de seu pai, Antônio Bocchese, no ano de 1919. Naquele momento, dona Maria, assumiu a casa e os negócios, junto com os filhos. Maria faleceu em 1944, quando Neni permaneceu responsável pelos negócios e pela casa.

Neni teve uma vida de dedicação à família e, por consequência, aos negócios. Faleceu em 22 de setembro de 1981, deixando um legado até hoje lembrado e, por tudo isso, hoje o espaço abriga o Museu Municipal.

O Museu atende de terça à sexta-feira, das 8h às 11h45min e 13h15min às 17h30min, sábados das 10h às 16h30min e domingos e feriados das 10h às 16h.

Passados quase quarenta anos desde sua morte, Neni segue lembrada querida pela população pradense e despertando a curiosidade dos turistas, que se deparam com a sua história de vida e com a história da casa.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Antônio Prado

OUTRAS NOTÍCIAS
23-10-2025

Secretários municipais participam de oficina sobre ODS e ESG na Gestão Municipal

O encontro, ministrado pelo consultor do Sebrae Nacional, Maur&...

VER NOTÍCIA
20-10-2025

Saída Técnica a Urubici encerra a Semana Municipal do Turismo em Antônio Prado

Imersão voltada à qualificação prof...

VER NOTÍCIA
17-10-2025

Antônio Prado é reconhecido pela ONU como uma das Melhores Vilas Turísticas do Mundo

Cidade foi selecionada entre mais de 270 candidaturas de 65 pa&...

VER NOTÍCIA
8947a63dacf1ba08c0b184342b51f20d
13-10-2025

Antônio Prado será sede da terceira edição do Vino in Piazza, em 2026

Antônio Prado já tem data marcada para uma nova ce...

VER NOTÍCIA
13-10-2025

Segundo encontro do Programa de Turismo Rural promove atividades práticas e troca de experiências

O Programa de Turismo Rural realizou nesta semana seu segundo e...

VER NOTÍCIA
13-10-2025

Antônio Prado é destaque em transparência pública no Rio Grande do Sul

O município de Antônio Prado conquist...

VER NOTÍCIA
conteúdo rodapé
Horário de Atendimento: O funcionamento da Prefeitura Municipal de Antônio Prado é de Segunda à Sexta-feira na parte da manhã das 8h às 11:45 e das 13:15 às 17h.
Fale Conosco (54) 3293.5600
Ouvidoria Nossa prefeitura quer te ouvir!
Na Ouvidoria você pode deixar suas críticas e sugestões.
CLIQUE AQUI para acessar a área.
Dados atualizados em: 24/10/2025
Brasão Antônio Prado Prefeitura Municipal de Antônio Prado
Rua Francisco Marcantônio, 57 - Antônio Prado - Rio Grande do Sul - CEP: 95250-000