Portal Destaque
menu
conteúdo principal

Patrimônio

Tombamento

No Brasil existem três níveis de proteção e preservação legais: municipal estadual e nacional. A preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural é feita através de uma ferramenta chamada “tombamento”. Com o tombamento o bem de interesse fica inscrito no livro tombo e passa a ser de interesse coletivo. Sua preservação fica garantida, pois é uma obrigação legal. O órgão máximo para preservação dos bens culturais do país é o IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

IPHAN

A sede do IPHAN fica em Brasília, mas como Antonio Prado possui um volume expressivo de bens de interesse cultural nacional, o instituto possui na cidade um Escritório Técnico.
O Instituto é responsável por diversas atividades, desde a documentação dos bens de valor cultural até a coordenação de programas para sua preservação, como é o caso do Monumenta, que já promoveu a restauração de diversas edificações e centros históricos do país e também viabilizou ações de educação para o patrimônio.
Contatos:
Porto Alegre: (51) 3311.1188
Escritório Técnico: (54) 3293.2112

Preservação

A história do homem é bastante antiga, e observamos vestígios de sua presença em diversos lugares do planeta. Em cada lugar ou cidade os traços dessa presença são diferenciados no folclore, na arquitetura, na língua, na comida, nos usos e costumes, e as tornam únicas. Assim a cultura e a arquitetura são os elementos principais na configuração da identidade dos lugares. Por isso, a preservação da cultura local e da arquitetura histórica é tão importante, sem elas seríamos pessoas sem referências, sem identidade cultural. 
A palavra patrimônio significa os bens que alguém ou uma instituição possuem. Seu conceito é bastante antigo, de origem romana, e possui uma função legal, referente à propriedade. No entanto o termo “patrimônio cultural” possui um significado mais complexo e mais amplo, que inclui a herança coletiva, a cultura de uma sociedade. O patrimônio cultural pode ser de uma comunidade, de um estado, do país ou da humanidade.
A preservação de patrimônio cultural é feita de maneira legal através da legislação federal, estadual e municipal, mas efetivamente sua preservação só acontece quando se compreende seu significado para a comunidade em que está inserido. A comunidade é responsável pelo seu patrimônio, pois ela é quem lhe confere significado e valor.